segunda-feira, 17 de maio de 2010

14/05/2010 – É preciso ler






Diário de bordo ‘Embaixo da Castanhola’ – Madson Ney

Como eu havia previsto... Tivemos um dia de “chato”: de semi-cochilos. Tudo por conta da leitura ruim dos meninos. E não foi pelo que eles leram. Escolhi cordéis muito bons de Antônio Francisco e Crispiniano neto. Lembro-me muito bem de quando abrimos o ponto de cultura em que Antônio Francisco recitou alguns de seus cordéis: Todos os meninos das oficinas estavam presentes e adoraram. Lógico que não esperava que eles fizessem tão bem como Antônio. Foi mais para mostrar que a culpa de algo ser chato não é de ninguém, a não ser deles próprios.

No primeiro dia de oficina mostrei a estante de livros que temos na sede. Não são tantos livros quanto queríamos, mas dá pra aprender um bocado sobre teatro e outras coisas. Não temos “livros de preencher estantes”, daqueles que só servem pra juntar poeira. Os que temos são muito bons. Esperava que algum deles tomasse a iniciativa de pedir algum emprestado, mas não aconteceu. Vou começar a passar os livros para eles lerem. Espero que leiam e se interessem cada vez mais.

Um ator não chega muito longe se não tiver o hábito da leitura. É lá que os grandes fazedores de teatro do passado deixaram suas experiências. Onde buscamos informações sobre o ato teatral de desconhecidos. Onde me baseio para dar as oficinas. Onde achamos com poesia os que viveram no passado e passamos a viver agora. Nos livros não encontramos apenas fatos: encontramos “mentira” e “verdade absoluta” - a certeza mutável de que precisamos saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário