terça-feira, 7 de setembro de 2010

EMBAIXO DA CASTANHOLA


As aulas de teatro para as crianças e adolescentes da Baixinha acontecem nas manhãs, embaixo da castanhola da Praça do Portal do Saber, bem como na própria sede do grupo, que fica a 100 metros da praça.

Os participantes já tiveram contato com técnicas circenses, estudam teatro, têm aulas de interpretação e canto, e alguns participarão do novo espetáculo do grupo, que homenageará os 60 anos da Rádio Difusora de Mossoró, e que estreará no final de outubro próximo.

PERCUSSÃO


O que começou dentro das aulas de teatro (Embaixo da Castanhola), hoje compõe um outro módulo do Ponto de Cultura Baixinha-Berço das Artes, do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará. Trata-se das aulas de percussão, com o professor Osman Pereira.

A comunidade da Baixinha começa a ver resultados práticos deste módulo em seu cotidiano. Em alguns dias da semana, os integrantes das aulas de percussão, juntamente com integrantes d´O Pessoal do Tarará, saem pelas ruas da comunidade, em desfile, tocando instrumentos.

Alguns alunos das aulas de percussão estarão participando, em breve, do espetáculo d´O Pessoal do Tarará que homenageará os 60 anos da Rádio Difusora de Mossoró.

CAPOEIRA NA PRAÇA


As aulas de capoeira para as crianças e adolescentes da Baixinha, seguem acontecendo nas tardes de segunda-feira e quarta-feira, na Praça do Portal do Saber, onde O Pessoal do Tarará desenvolve a maioria das atividades de seu Ponto de Cultura Baixinha-Berço das Artes.

Este sub-projeto acontece numa parceria entre o Ponto de Cultura e o professor Geferson, do Grupo Abadá Capoeira. As famílias das crianças participantes sempre acompanham o desenrolar das atividades, que ao som do berimbau, pandeiro, canto e palmas, ajudam a desenvolver o físico das crianças e adolescentes.

Nas próximas semanas o grupo Abadá Capoeira começará a desenvolver rodas de capoeira no Ponto de Cultura Baixinha-Berço das Artes. A comunidade da Baixinha receberá, definitivamente, a capoeira, para ratificar este hábito na comunidade.